Vasco elimina o Fluminense nos pênaltis e vai à final da Copa do Brasil
Com Léo Jardim decisivo, Gigante da Colina vence disputa no Maracanã e enfrentará o Corinthians na decisão
O Vasco está na final da Copa do Brasil. Na noite deste domingo (14), no Maracanã, o Gigante da Colina superou o Fluminense nas cobranças de pênalti após derrota por 1 a 0 no tempo normal e empate em 2 a 2 no placar agregado. O grande nome da classificação foi o goleiro Léo Jardim, que defendeu duas cobranças e garantiu a vaga vascaína na decisão.
Agora, o Vasco enfrentará o Corinthians na final do torneio nacional. Os duelos decisivos estão marcados para os dias 17 e 21 de dezembro. O time paulista também avançou nos pênaltis, após eliminar o Cruzeiro na Neo Química Arena.
O jogo
A primeira boa chance do clássico foi do Vasco. Aos quatro minutos, Rayan invadiu a área pela direita e finalizou, mas parou em defesa segura de Fábio. Aos 12, Andrés Gómez fez bela jogada pela esquerda e arriscou de fora da área, obrigando o goleiro tricolor a operar um verdadeiro milagre.
Apesar da pressão vascaína, foi o Fluminense quem abriu o placar. Aos 35 minutos, Agustín Canobbio cruzou para Everaldo, que acertou a trave. No rebote, o lateral Paulo Henrique tentou afastar e acabou marcando contra.
O Vasco respondeu ainda no primeiro tempo. Aos 42, Rayan saiu em velocidade e tocou na saída de Fábio, mas Thiago Silva salvou em cima da linha. Nos acréscimos, Rayan cobrou falta com perigo, e o goleiro do Fluminense fez mais uma grande defesa.
No segundo tempo, o Vasco voltou pressionando. Após erro de Cauan Barros na saída de bola, Lucho Acosta finalizou fraco para defesa de Léo Jardim. Em seguida, Rayan recebeu de Andrés Gómez e soltou uma bomba, novamente parada por Fábio.
O goleiro tricolor viveu noite inspirada. Aos oito minutos, Puma Rodríguez cruzou e Rayan cabeceou firme, exigindo mais uma intervenção decisiva de Fábio.
Com o passar do tempo, o Fluminense passou a controlar mais a posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar a defesa vascaína. No último lance da partida, John Kennedy aproveitou sobra na área, mas finalizou por cima, desperdiçando a chance de garantir a classificação tricolor.
Pênaltis decisivos
Com o empate no agregado, a vaga foi definida nas penalidades. Após Thiago Silva converter para o Fluminense, Pablo Vegetti desperdiçou a primeira cobrança do Vasco, defendida por Fábio. Na sequência, John Kennedy bateu cruzado e Léo Jardim defendeu.
Depois de uma série de cobranças convertidas, Canobbio tentou no meio do gol e parou novamente em Léo Jardim. Coube a Puma Rodríguez marcar o pênalti decisivo e selar a classificação do Vasco para a grande final da Copa do Brasil.
