Com atuação milagrosa de Hugo Souza, Corinthians elimina o Cruzeiro nos pênaltis e vai à final da Copa do Brasil 2025
Graças a uma exibição decisiva do goleiro Hugo Souza, o Corinthians garantiu vaga na final da Copa do Brasil 2025 ao eliminar o Cruzeiro nos pênaltis, após vitória por 2 a 1 no tempo regulamentar, na noite desta terça-feira, na Neo Química Arena. Na decisão, o Timão enfrentará o vencedor do confronto entre Fluminense e Vasco.
Precisando reverter a desvantagem do jogo de ida, o Cruzeiro tomou a iniciativa desde os primeiros minutos. Aos 8, Sinisterra avançou livre desde o meio-campo, driblou Gustavo Henrique duas vezes e finalizou cruzado, mas o gol foi anulado por impedimento. Na sequência, Matheus Henrique arriscou de fora da área, enquanto o Corinthians respondeu em jogada de Yuri Alberto, bem defendida por Cássio.
A primeira grande chance da partida veio aos 16 minutos. Kaio Jorge cruzou para Matheus Pereira, que acertou um belo voleio, exigindo defesa espetacular de Hugo Souza. No rebote, Sinisterra tentou finalizar, mas foi travado por Gustavo Henrique. O Corinthians buscou equilibrar o jogo com Maycon e Memphis Depay, mas voltou a esbarrar em Cássio.
Aos 39 minutos, o Cruzeiro abriu o placar. Christian avançou pela direita e cruzou na medida para Arroyo, que se antecipou a Matheuzinho e cabeceou com precisão, igualando o placar agregado e animando a torcida mineira. Antes do intervalo, Christian e Bidon ainda levaram perigo, mas Hugo Souza e a defesa corintiana seguraram o resultado.
No segundo tempo, a pressão cruzeirense continuou. Aos 4 minutos, Arroyo marcou novamente após passe de Kaio Jorge. O gol chegou a ser anulado por impedimento, mas o VAR validou o lance, colocando o Cruzeiro em vantagem no confronto.
A reação do Corinthians foi imediata. Aos 9 minutos, Matheus Bidu aproveitou falha de Cássio e marcou o gol que recolocou o Timão na disputa. Memphis Depay criou boas oportunidades aos 14 e 17 minutos, com finalizações perigosas de fora da área, e Bidu ainda acertou a trave aos 18, deixando a partida em clima de tensão até o apito final.
Nas cobranças de pênaltis, Yuri Alberto desperdiçou a primeira tentativa, defendida por Cássio. No entanto, Hugo Souza brilhou ao defender as cobranças de Gabigol e Walace. Coube a Bidon converter o último pênalti e confirmar a classificação corintiana para a final.
A grande final da Copa do Brasil
O primeiro jogo da decisão será disputado no dia 17 de dezembro, na Neo Química Arena, em São Paulo.
A partida de volta acontece no dia 21 de dezembro, no Rio de Janeiro, independentemente de qual clube carioca avance à final pelo outro lado da chave.
