...

...

No ar: ...

...

veículos em MS têm até 5 de janeiro para garantir desconto de 15% no IPVA 2026

Publicada em: 04/12/2025 05:52 -

O desconto mantido pelo Governo do Estado é considerado o segundo maior do país , já que a média oferecida por outras unidades da federação varia entre 3% e 10%. O benefício foi oficializado em decreto publicado no Diário Oficial do Estado no dia 12 de novembro, documento que também estabeleceu o calendário completo de pagamento do IPVA 2026, fixando o vencimento da cota única e da primeira parcela para 5 de janeiro.

Para quem optar pelo parcelamento, o imposto poderá ser dividido em cinco vezes, com vencimentos em 30 de janeiro , 27 de fevereiro , 31 de março , 30 de abril e 29 de maio de 2026 . Cada parcela deve ter valor mínimo de R$ 30,00 para motocicletas e R$ 55,00 para os demais veículos . Segundo o Governo, a medida beneficia diretamente os contribuintes que optam pela quitação antecipada, reduz índices de inadimplência e amplia o planejamento financeiro das famílias sul-mato-grossenses.

O Estado também mantém uma série de isenções e reduções na base de cálculo que tornam sua política tributária uma das mais abrangentes do país. Entre os benefícios estão imunidades para veículos oficiais, autarquias, fundações, entidades sociais e templos religiosos; isenções para tratores, máquinas e aeronaves agrícolas, embarcações de pescadores profissionais, táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos diplomáticos e veículos com mais de 15 anos de fabricação; além de desconto de 60% para Pessoas com Deficiência (PCD) e redução de alíquota para frotistas com 30 ou mais veículos . Há ainda isenção total para veículos movidos a GNV e não incidência do imposto em casos de furto, roubo, perda total ou apropriação indébita.

Proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul têm até o dia 5 de janeiro de 2026 para garantir o desconto de 15% no pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os boletos começaram a ser distribuídos ontem (2) pelos Correios para os donos de aproximadamente 870 mil veículos e também já estão disponíveis para consulta e impressão no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Outro decreto, o nº 16.693, publicado em novembro, mantém a redução das alíquotas do IPVA para veículos de carga, utilitários e de transporte coletivo, preservando percentuais diferenciados e garantindo competitividade ao setor produtivo. A medida assegura, por exemplo, redução de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes. Para facilitar o acesso, os contribuintes podem emitir o boleto diretamente no portal da Sefaz, garantindo mais comodidade e evitando possíveis atrasos na entrega pelos Correios.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...